Você sabe o que realmente é motivar?

É comum que empresas nos procurem buscando palestras motivacionais. Porém, a maioria tem uma ideia equivocada sobre o que é motivação e, consequentemente, sobre palestras motivacionais.

No artigo de hoje gostaria de mostrar no que se baseia a real motivação das pessoas e quais as melhores formas de motivar sua equipe. Acompanhe.

O QUE É MOTIVAÇÃO

motivar - Claudio Diogo - Tekoare

Quando você pensa em alguém motivado logo lhe vem à mente a imagem de uma pessoa cheia de atitude, certo?

Pois isso não traduz o que é motivação!

Ter motivação é ter um motivo muito forte que o leve à ação. Então, a ação (ou a pessoa cheia de atitude) é a consequência do motivo.  

CASO REAL

Para explicar melhor o que quero dizer uso como base um trabalho realizado pela Tekoare em uma grande rede varejista, com 80 gerentes de lojas.

Antes de começarmos o trabalho neste rede pedimos que os profissionais nos apresentassem seus objetivos pessoais. Ou seja, os motivos que faziam com que eles viessem trabalhar.

Se o objetivo era, por exemplo, o terreno, a pessoa precisava especificar: terreno em qual bairro, perto de onde, com qual tamanho e em quanto tempo pretende comprar.

A partir daí, percebemos que só ter os objetivos muitas vezes também não é o suficiente para “motivar” os profissionais. Eles precisavam ver que era possível alcançá-los.

Para ajudá-los, contratamos duas estagiárias que atuaram como “anjos da guarda”, auxiliando eles na busca por seus objetivos, pesquisando preços e oportunidades e avaliando as possibilidades de pagamento. O resultado foi impressionante: no perído de dois anos, mais de 85% deles conseguiram conquistar seus objetivos.

COMO CONSEGUIMOS ISSO?

Claudio Diogo - ExpoVendaMais 2012 - 01(1)Nós fizemos com eles enxergassem e entendessem o que os motiva, e depois mostramos que para que aqueles objetivos se tornasse reais só dependia da ação deles: Motivo + Ação.

E o mais importante de tudo foi que eles entenderam que conseguem alcançar seus objetivos por meio do seu trabalho, de suas vendas.

A VERDADEIRA MOTIVAÇÃO

Muitas empresas buscam “palestras motivacionais” apenas pensando na ação. Ou seja, em como aquilo irá contribuir para que sua equipe venda mais. Porém, estão esquecendo da parte mais importante: dar motivos a seus profissionais, ou mostrar que seus motivos, seus objetivos pessoais podem ser alcançados por meio de seu trabalho.

Motivação não é mágica! Se um palestrante motivacional falar “Acorde alegre” você não vai acordar alegre, não funciona assim. Você precisa de motivos para ficar alegre.

As pessoas que têm um motivo muito forte conseguem um maior volume de realizações profissionais e pessoais.

A gente tem dois hemisférios no cérebro, um é o emocional e o outro é o racional. O emocional só funciona se o racional der motivo. Não somos completamente emoção e não somos completamente razão. Por isso a palavra é motivação. O motivo é o racional a ação é o emocional.

AGIR E MUDAR = MOTIVAR

Quando os motivos são fortes, as pessoas conseguem não somente agir, como também mudar. E a mudança muitas vezes é realmente necessária para que a pessoa evolua.

O que quero dizer com isso? A minha palestra “O Segredo do Sucesso”, por exemplo, eu prefiro chamá-la de “modificacional”, ao invés de motivacional.  

A essência é a mesma: é preciso um motivo para que as pessoas executem as ações. Mas na palestra eu mostro para as pessoas que elas podem agir e podem mudar – sejam elas próprias ou o ambiente a sua volta. Então, mais que motivar as pessoas a agirem, meu objetivo é que elas tenham ações em busca de se tornar um profissional cada vez melhor e mais competente.

claudiodiogo_releaseSe quiser saber mais sobre a palestra O Segredo do Sucesso, clique aqui.

Lembre-se sempre: mais importante que “motivar”, que dar motivos, é mostrar que há caminhos possíveis para a realização de seus objetivos. Nada motiva mais os profissionais do que a possibilidade real da realização de seus sonhos.

Claudio Diogo

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