Sugestão de Leitura: os livros preferidos de Claudio Diogo

dicaslivros_CLAUDIO01

Nessa semana (e nas próximas), a sugestão de leitura será um pouco diferente…

Sabemos que conhecimento nunca é demais! Por isso, separamos (Ana Artigas, Diego Rocha e eu) algumas sugestões de nossos livros prediletos que poderão entrar na sua lista de livros preferidos.

São obras que não estão diretamente relacionada ao nosso trabalho com vendas, treinamentos e coaching. Porém, todas elas ajudaram em nosso desenvolvimento como pessoas e profissionais, e temos certeza que podem ajudar você também.

Para começar, separei dois livros que li há cerca de dois anos e que vêm me acompanhando desde então por serem obras que ampliaram a minha visão sobre a vida e me incentivaram a ser uma pessoa cada vez melhor. São eles:

dicaslivros_CLAUDIO03“DEIXE UM LEGADO”, de Paulo Kretly

Como o próprio título já diz, esse livro é para você que quer deixar sua marca no mundo. Mas o autor ressalta que você deve saber para quem você quer deixar sua marca. Ele relata casos de pessoas que fizeram várias coisas para o mundo, mas não deixaram nenhum legado para as pessoas que o amavam. Já outras, deixaram um incrível legado para seus companheiros, seu filhos, netos e outras pessoas que o amavam, mas não fizeram nada para o mundo. Nos dois casos, ao final da vida, essas pessoas não se sentiam completas, sentiam que faltou alguma coisa.

Por isso, Paulo Kretly aconselha que é preciso deixar um legado múltiplo: para o mundo e para as pessoas que você ama.

Ele me ajudou revisar meus valores, organizar meus pensamentos e objetivos e me fez enxergar que as relações pessoais e o aprendizado constante são as bases para uma vida de sucesso.

“Deixe um legado” vai ajudar você a ser um agente transformador em sua família e na sociedade como um todo. Afinal de contas: o que você quer deixar para o mundo e para as pessoas que você ama? Leia esse livro e descubra como promover mudanças significativas que ficarão marcadas para sempre.

dicaslivros_CLAUDIO02“COMO EVITAR PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER”, de Dale Carnegie

Sabe aqueles livros que mexem com sua cabeça e mudam sua vida para sempre? “Como evitar preocupações e começar a viver” é um desses livros para mim. Todos nós temos preocupações, que são causadas por problemas em nossa vida. E quem nunca se viu “travado”, perdido em um mar de problemas e preocupações? Essa obra ajuda você a descobrir os seus reais problemas, organizá-los e resolvê-los.

O autor mostra que uma das primeiras etapas é aprender a dizer “não”. Muitas vezes a gente se pega concordando com tudo que nos pedem, e não paramos para pensar de que maneira isso pode influenciar nossa vida. É preciso saber para o que dizer “sim” e, mais importante ainda, para o que dizer “não”.

Esse livro me ajudou muito em vários aspectos, inclusive na decisão de vir morar nos Estados Unidos. Assim como para várias atividades em minha vida, também sobre vir morar nos EUA eu sempre arranjava uma desculpa para não fazer. Eu pensava que não iria conseguir pois tinha “muitos problemas” para resolver em Curitiba (PR).

Muito bem, o livro de Dale Carnegie me ensinou que, para resolver os problemas, precisamos classificá-los, dividindo-os em: importantes, urgentes e essenciais. É como se colocássemos etiquetas em todas as preocupações.

Fazendo isso, comecei a perceber que algumas coisas eram importantes, mas não urgentes. E outras eram urgentes, mas não essenciais. É preciso começar, sempre, pelo que é essencial. Fazendo essa análise, descobri que a mudança para os EUA, que eu pensava ser importante, na verdade, era essencial. E assim, decidi me mudar de vez.

Mas, cuidado, não entenda mal: não estamos falando de procrastinação, de deixar as preocupações para depois. Essa classificação vai ajudar você a efetivamente enfrentar seus reais problemas, sabendo por onde começar – pelo essencial. 

Espero que esses livros possam ajudar você tanto quanto me ajudaram a buscar ser melhor em todos os aspectos de minha vida – pessoal e profissionalmente. E fique ligado aqui no blog que, em breve, você vai conhecer quais são os livros prediletos da Ana e do Diego.

Se você tem também tem dicas de livros que tenham lhe ajudado em sua vida, compartilhe conosco deixando um comentário aqui no blog. Saber quais são suas preferências é importante para nós!

Boa leitura e sucesso!

Claudio Diogo

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *