O Ironman das Vendas

Até onde vai o limite do ser humano?

Essa é uma pergunta que pode provocar inúmeras horas de discussões e debates, mas a resposta final é inacreditavelmente simples: o limite do ser humano pode ir até onde ele desejar.

Isso mesmo. O ponto final do nosso limite é móvel, podemos diminuí-lo ou aumentá-lo de acordo com a nossa motivação.

Motivação nada mais é do que a união de duas palavras – (motivo + ação). O motivo é composto pelas nossas metas, desafios e a definição de onde queremos chegar. É isso que nos move!

ironman das vendas

Sem um motivo claro, sequer sairíamos da cama ao acordar todos os dias. Já a ação é o caminho que se deve percorrer para atingir um objetivo.

Já pensou o que move você?

Nós somos totalmente responsáveis pela definição das nossas próprias metas. Ao longo da minha vida eu sempre procurei me desafiar, sempre tive a necessidade de superar a mim mesmo, de mover o meu limite, de ir além para ser melhor.

Nessa incessante busca resolvi, em outubro do ano passado, me inscrever no Ironman 70.3 (1,9km de natação + 90km de bike + 21km de corrida) que seria realizado em Pucón, no Chile.

É uma prova difícil, com muitas subidas, variação intensa de temperatura, além da dificuldade natural de realizar as três modalidades simultaneamente em uma distância bem considerável.

Depois da definição de um motivo é preciso definir a ação que tornará possível atingir esse objetivo. Faltavam quatro meses para a prova quando fiz a minha inscrição. Imediatamente após receber a confirmação, para mim, a prova começou!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o momento mais importante de uma competição como essa não é o dia da prova, mas sim o planejamento e treinamento que a antecede.

Eu, ao contrário de grande parte dos atletas que praticam triathlon, não tenho uma rotina bem definida, trabalho viajando bastante, atendo diversos clientes de segmentos e mercados diferentes, o que me obriga a estudar muito. Definitivamente, tempo não é algo abundante na minha profissão!

Assim, desenvolvi, junto com o meu treinador, um plano de treinos bem flexível para tornar tudo isso possível – planejamento.

Foram longas 16 semanas de treinamento intenso, sem desculpas, sem reclamações, com muita dor, suor, trabalho, inúmeras readaptações ao plano inicial e sempre focado no objetivo principal que era completar bem a prova.

Alguns pensam que completar uma prova como essa não é fácil, e estão absolutamente corretos! Mas a parte mais difícil está longe de ser essa. Difícil mesmo é acordar às 5 horas da manhã todos os dias para cumprir o seu treino, independente de estar frio, calor, chuva, vento ou até se você teve que dormir mais tarde por conta do trabalho.

Difícil é abdicar de “eventos sociais”, amigos, festas, de uma alimentação mais saborosa, ter que dedicar as manhãs de sábado e domingo aos treinos longos que sequer imaginou um dia que seria possível realizar.

Tudo isso só é possível quando conseguimos unir outras duas palavras fundamentais “foco” e “disciplina”.

foco - vendas

O foco nos mantém sempre atentos, não nos deixa desistir ou pensar em parar, o objetivo tem que ser desejado a todo custo! Se quiser pouco alguma coisa, acabará por se dedicar pouco para tê-la.

A disciplina exclui desculpas, justificativas e lamentações. Quando se é disciplinado troca-se o tempo pensando em fazer algo por um tempo fazendo esse algo. Ser disciplinado é fazer o que tem que ser feito!

O DIA DA PROVA

dicas de um atleta a um vendedor - diego

Chegado o dia da prova todo o sofrimento da preparação passou a fazer sentido. Eu estava nervoso, ansioso, mas ao mesmo tempo seguro de que estava pronto para colocar em prática tudo o que foi treinado.

Foi dada a largada, entramos na água e eu sabia exatamente o que devia fazer, segui o plano e continuei focado em busca do objetivo, fomos para a bike, durante os 90km a dor é inevitável e o seu psicológico começa a agir, o corpo começa a “pedir” para parar, mas a mente também foi treinada, assume o controle e dita as regras para o corpo. Fim do pedal e falta a ultima modalidade, a mais dura daquela prova, com um total de 12km de subidas e 9km no plano. A cada passo era possível lembrar de todo o sacrifício feito em cada dia de treino para chegar até ali.

Nesse momento você tem certeza de que tudo deu certo, nem por um segundo pensei em desistir, segui sempre em frente até cruzar a linha de chegada, ouvir o meu nome sendo “cantado” pelo narrador da prova e a deliciosa sensação de dever cumprido!

O IRONMAN E AS VENDAS

planejamento - treinamento - vendas

Talvez eu seja o cara mais privilegiado do mundo, porque consigo sentir isso nos meus esportes e no meu trabalho diariamente.

Cruzar a linha de chegada é como o fechamento de uma venda muito importante e ao mesmo tempo muito difícil. Em vendas as coisas funcionam exatamente da mesma maneira que aconteceu no ironman 70.3 Pucón, que acabei de descrever. É fundamental se planejar junto com o seu líder diante do lançamento de uma nova meta ou campanha de vendas. Não faça isso sozinho, divida a responsabilidade e peça sempre a ajuda de quem consegue estrategicamente o apoiar.

O treinamento em vendas, assim como no triathlon, é critério básico para o sucesso. Sem treinamento você não evolui, continuará igual e não terá ferramentas para galgar metas maiores e mais ousadas.

A ansiedade e o nervosismo são também comuns. Principalmente quando trata-se de uma grande negociação, eles fazem parte, mas se não estiver bem capacitado esses sentimentos podem te paralisar e levar ao erro.

Equipe_Tekoare___Diego_RochaCumpra essas etapas para poder sentir ao cruzar a linha de chegada – ou nesse caso, ao fechar uma grande venda – a sensação de dever cumprido e a certeza de que pode ir além, pode buscar mais sempre!

Seja um ironman das vendas! Sucesso!

Diego Rocha

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