O Futuro do Coaching

Como Coach e consultora de carreira, venho acompanhando as tendências e ferramentas usadas nos processos de gestão há pelo menos a duas décadas e meia. Estudo as ferramentas que já foram utilizadas e que causaram impactos enormes na organização, como: 

  • Reengenharia – redesenho de processos e das estruturas organizacionais;
  • Programa 5S – programa para incorporar hábitos saudáveis na organização;
  • Sistema ISO 9000 – muito forte na década de 1980, este é sistema que garante a qualidade de produtos e serviços;
  • TQM (total quality management) – também com foco no aprimoramento da qualidade de gestão de processos;
  • E por aí vai.

Muitos programas vieram com muita força e causaram mudanças interessantes – às vezes muito boas, outras vezes nem tanto; mas poucos permaneceram até hoje, e os que permaneceram vêm  perdendo força aos poucos porque não acompanham o processo acelerado de mudança das organizações e do mundo da inovação.

E O QUE O COACHING TEM A VER COM ISSO?

coaching

Embora o Processo de Coaching possa ser encarado como uma ferramenta de aprimoramento, ele é muito mais do que isso.   

O propósito não é apenas desenvolver uma estratégia personalizada de gerenciamento, é um processo que leva à mudança de comportamento e à “auto” gestão. Além, é claro, de garantir que o profissional desafie a si mesmo de forma positiva, com o objetivo de produzir melhor de acordo com o seu próprio potencial.

O Processo tem um início, meio e fim, mas ao mesmo tempo pode recomeçar a qualquer momento. Você pode trabalhar sua mudança de comportamento e aprimorar seu desempenho a qualquer instante, sem nunca interromper o ciclo. 

Treinamento em vendas - o que aprendo quando ensino e ensino quando aprendo

Se você tiver a sorte de passar pelo processo com um bom profissional, você vai aprender a construir sozinho as suas estratégias para lidar melhor com as dúvidas e desafios que você tem diariamente em seu trabalho. Simplesmente porque o Coach e o Processo de Coaching devem conduzi-lo ao alto desempenho “quebrando” seus conceitos mentais enraizados e fazendo com que você acredite que todas as respostas estão dentro de você – basta ter recursos e intenções suficientes para fazer as melhores escolhas. 

Cabe ressaltar que são inúmeras as técnicas e ferramentas existentes, e não sou contra elas, pelo contrário, elas auxiliam o processo de Coaching e nos dão instrumentos para tomar as melhores decisões. O que você precisa é saber como utilizá-las de forma adequada e ajustada ao seu estilo, sua empresa e potencial. O Coach procura trabalhar conjuntamente com o profissional ensinando-o a buscar seu conteúdo interno, e assim a chance de sucesso cresce 100%.

Mas vale lembrar que não existe milagre, nenhuma técnica, processo ou ferramenta, por mais perfeita e operacional que seja, trará resultados se não houver a participação plena e muito comprometimento por parte de cada profissional envolvido. 

Assim, entendo que o Processo de Coaching veio para mudar definitivamente o comportamento, a forma de agir, pensar e decidir das pessoas. É um processo de aprendizado pessoal contínuo, com o propósito de aproveitar ao máximo o potencial das pessoas e tudo que elas podem oferecer, ou seja, o seu melhor. 

anaartigas-1Como consequência, o Coaching gera uma fluência positiva, o desenvolvimento da empresa e o constante aprimoramento das estratégias corporativas. Pessoas que gostam de si próprias e acreditam em sua capacidade desempenham melhor, alcançam mais resultados e principalmente são mais felizes.

É dessa forma que espero ver as pessoas e as organizações daqui a 10 anos e rumo a 2024!  

Ana Artigas

Por falar em Coaching, que tal conhecer melhor o processo e saber como ele pode ajudá-lo a se desenvolver pessoal e profissionalmente? Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3343-2819 ou pelo e-mail contato@tekoare.com e solicite uma proposta. O Coaching pode mudar sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *