Behavior Venda: um conceito que vai fazê-lo vender mais

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM BEHAVIOR VENDA? NÃO?

Pois é, com o passar do tempo, estudando o comportamento humano e as teorias e práticas utilizadas em vendas, descobri que o vendedor precisa muito mais do que CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) para atingir seus objetivos. 

Não há dúvida de que o profissional que tem conhecimento sobre o produto/serviço que vende, habilidade para negociar e atitude para colocar tudo isso em prática, tem boas chances de trazer resultado, mas a boa ou má notícia é que isso não basta!

O SEU COMPORTAMENTO VAI LEVÁ-LO AO SUCESSO EM VENDAS

mudancas - tekoareNem sempre isso é dito, mas além de suas habilidades técnicas, o vendedor precisa ter uma outra variedade de comportamentos não-técnicos, como por exemplo, construção de consenso, resiliência e outros fatores como: valor, ética e bom senso, para admitir e aprender com seus erros, ser honesto e justo ao fazer uma venda e estar, enfim, pronto para o mundo real. 

Como Psicóloga e Coach entendo que o ser humano encontra maneiras de obter o máximo de satisfação possível em face às restrições impostas pela sociedade, e essas estratégias de adaptação formam a personalidade de cada um.

O fato é que se as cobranças forem severas ou rápidas demais a ponto do “ego” (estrutura da personalidade que fica em contato com o mundo real) não conseguir pensar em estratégias saudáveis, a personalidade ficará prejudicada e a saída será buscar alternativas nem sempre adequadas e corretas para se resolver um problema.

É é por isso que sempre lembro que as competências podem ser melhoradas ou aprimoradas, mas alguns comportamentos (antiéticos ou inadequados) já podem estar tão enraizados que nem sempre podemos consertar. É possível, sim, mas há de existir um esforço e muito comprometimento para que esse ser humano consiga mudar.

Por outro lado, acredito que todo o comportamento tem uma ação positiva. Às vezes a pessoa não teve a intenção consciente de agir assim, mas faltou-lhe (provavelmente na infância) condições conscientes de aprender que esse não era o melhor caminho!

E O QUE ISSO TEM A VER COM VENDAS?

Significa que o profissional que conhece a si próprio, tem valores fortes e traça um caminho com propósitos éticos e justos, tem muito mais chances de ter sucesso – inclusive em vendas!

Enquanto estão destinadas ao fracasso aqueles que imaginam o que querem fazer, antes de compreenderem que tipo de pessoa e profissional elas devem ser.

Uma vez que você se preocupa com você, com a sua realização e o cultivo daquilo que lhe é mais pertinente, justo e reto, você amplia muitas vezes a chance de vencer.

Agora você já pode dizer que ouviu falar em behavior vendas, que trata do comportamento íntegro e correto que o vendedor deve ter e que vai além de seu conhecimento técnico, suas habilidades e suas atitudes.

anaartigas-1Boa sorte e boas vendas!

Tekoare, sempre com você, em todo lugar!

Ana Artigas

Gostou dessa lição e quer levar mais bons conhecimentos de vendas para sua empresa? Aposte nas palestras, cursos, treinamentos e workshops da Tekoare. Eles são o que seus vendedores precisam para vender cada vez mais e melhor. Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3343-2819 ou pelo e-mail contato@tekoare.com e saiba como podemos trabalhar juntos pela sua empresa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *