Estes dias atendi o pessoal de produção de conteúdo de uma grande rede de varejo. Eles queriam fazer uma entrevista comigo sobre vendas e atendimento.
A primeira pergunta foi clássica:
– Professor, atendimento ao consumidor vende?
Minha resposta mudou o rumo da nossa conversa; respondi:
– Não. Atender o consumidor não vende. É só atender.
Diante da perplexidade do repórter, tive que explicar…
Quando um cliente se dirige a um ponto de venda, está com um produto em mente – mesmo que não seja para comprar imediatamente.
Ninguém entra em uma loja para passear. Todos temos em mente um desejo, um sonho, uma pesquisa, uma curiosidade, uma necessidade… isso é que nos move para dentro de uma loja.
Mas muitas vezes o cliente não sabe exatamente qual o produto certo para sua necessidade – lembre que o cliente só tem razão… quando tem razão!
O papel de um profissional de vendas não é só atender, é muito mais que isso, é entender o cliente e ajudá-lo a encontrar o melhor caminho.
Trocando a palavra “atender” por “entender” fazemos com que a venda se torne uma ação maravilhosa e contagiante.
Profissionais que vão além do atendimento ajudam pessoas a tomar a melhor decisão e ainda complementam a venda com produtos que possam melhorar a utilização do produto principal.
E isso significa maiores ganhos para as duas partes.
OS NAMORADOS E AS LIÇÕES DE ATENDIMENTO
Minha filha me contou o caso de uma amiga que tinha um namorado muito bom. Fazia tudo que ela pedia.
Atendia a tudo; tanto que numa madrugada chuvosa e fria ela ligou para ele e, doida por chocolate, pediu que ele fosse lhe comprar uma caixa de bombons.
Acredite: ele foi!
E todas as vezes que ela pedia, ele atendia seus pedidos.
Até que um dia apareceu um garoto que lhe entregou chocolates e flores sem ela pedir. É o atual namorado dela.
Ele antecipou uma necessidade que nem mesmo ela sabia que teria.
Ou seja, só atender a um pedido do cliente é muito pouco; devemos conhecê-lo profundamente, para, aí sim, anteciparmos e superarmos suas necessidades.
Isso faz vender.
Agora pensei aqui comigo: quantos leitores meus vão, imediatamente, comprar uma caixa de bombons para sua esposa?
Cuidado. Só atender é pouco.
—
Que tal levar as histórias, conselhos e lições de Claudio Diogo para sua empresa? As palestras de Claudio Diogo podem mudar a energia da sua empresa e trazer resultados incríveis para as vendas. Clique aqui, conheça os temas trabalhados por ele e entre em contato conosco pelo telefone (41) 3343-2819 ou pelo e-mail contato@tekoare.com para saber mais.