A Reinvenção do Bazar – Uma história dos mercados [Sugestão de Leitura]

Você sabe dizer o que é o “mercado”? Não? A gente responde!

Mercado é um sistema em que agentes econômicos realizam a troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens.

Nesse sentido, temos diversos tipos de mercados – desde o mercado da esquina da sua casa até o mercado de ações na Bolsa de Valores.

Ou seja, conhecer bem o mercado de atuação é fundamental para as vendas. E entender como esses sistema funciona é também essencial para que se possa acompanhar as movimentações – já que todo mercado muda constantemente.

Atualmente, podemos dizer que vivemos uma era de mercado global. Toda e qualquer movimentação econômica é marcada pela rede mundial que conecta o mundo: a internet. Mas você já parou para pensar em como chegamos até aqui?

A REINVENÇÃO DO BAZAR – UMA HISTÓRIA DOS MERCADOS

reinvencao_bazarSe você quer saber mais sobre economia de mercado, recomendamos o livro “A reinvenção do Bazar”, de John McMillan, professor de economia da Universidade de Stanford. Nessa obra, você vai conhecer detalhadamente a história dos mercados, como eles funcionam, o que podem fazer e quais seus pontos fracos.

No livro, McMillan trata de assuntos como:

  • Estruturas e mecanismos de funcionamento dos mercados;
  • Autorregulação de mercado;
  • Direitos de propriedade;
  • Concorrência de mercado;
  • Relações entre vendedores e compradores;
  • Relação entre mercados e governos.

Engana-se quem pensa que é um livro “chato de história”. O autor usa uma linguagem instigante, trazendo exemplos inusitados, como uma feira de camelos na Índia; o mercado de flores de Aalsmeer, na Holanda, que movimenta US$20 milhões por dia; leilões on-line; e o comércio mundial de medicamentos para a aids.

Se ainda não está convencido de que esse livro pode lhe ajudar, veja as principais recomendações desse livro:

Financial Times:

“Finalmente, o livro para se recomendar a quem deseja aprender alguma coisa sobre economia, mas não quer prestar concursos nem se tornar um especialista.”

Washington Post:

“Uma viagem esclarecida, compreensível e sem jargões por todos os tipos de mercado.”

Se você não entender e acompanhar o mercado, com certeza seus concorrentes irão. Leia esse livro e esteja preparado para atuar com segurança e sabedoria em seu mercado de atuação.

Boa leitura!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *