5 situações em que NÃO vale a pena investir em treinamento

Não, você não leu errado. Sei que você já viu algumas vezes aqui no blog nós da Tekoare falando sobre todas as vantagens de se realizar um treinamento de vendas, mas o artigo de hoje é diferente! Para aqueles que sempre questionam se realmente vale a pena investir em treinamento de vendas, hoje eu trouxe cinco exemplos de situações em que o melhor mesmo é não realizar a capacitação dos vendedores em sua empresa.

Vamos lá?

1. DINHEIRO BOM É DINHEIRO PARADO

A melhor maneira de não perder dinheiro é não se arriscar, não fazer nada para crescer, evoluir e conquistar mercado. Se essa é sua intenção, realmente investir em treinamento é uma péssima ideia. Para não ter prejuízo com a equipe de vendas, é melhor então não investir nada nela. Porém, não esqueça que assim você também não vai poder cobrar resultados. A partir do momento em que você não investe em treinamento, está assumindo que a situação atual está confortável para sua empresa, que não precisa evoluir.

2. VENDEDOR BOM É VENDEDOR VENDENDO

Você já calculou quanto custa a hora de cada vendedor seu? Realmente, é um grande investimento. No momento em que você coloca todos eles em uma sala para fazer um treinamento de vendas qualquer, você está perdendo algumas horas desses vendedores, o que vai reduzir sua produtividade. Então, se o seu plano é produzir o mesmo que produziu sempre, nunca promova um treinamento de vendas para sua equipe. Mantenha ela em constante e igual produção. Porém, se um dia a sua inspiração for crescer, fazer diferente do que você faz hoje, repense um pouco esse conceito de investimento de tempo e de dinheiro.

3. PRA QUE TREINAMENTO? NO MERCADO TEM ESPAÇO PARA TODO MUNDO

Eu não acredito que você tenha dificuldade em vender seu produto. No mercado tem espaço para todos os produtos! O único segredo é encontrar o pedacinho do mercado que está marcado com o seu nome. Então, por quecapacitar equipe de vendas? O melhor é investir em pesquisadores que irão encontrar esses lugares marcados para sua empresa no mercado. Aí é só deixar o produto lá e ele vai se vender sozinho. Agora, se por acaso você tiver alguma dificuldade em encontrar esse lugar, ou talvez chegar à conclusão de que esse lugar não existe, que é preciso que você construa seu lugar no mercado, pense em uma solução. Nesse caso, capacitar a equipe de vendas pode ser a melhor escolha.

4. NÃO EXISTE CONCORRÊNCIA

Bom, certamente, você é o único do seu mercado. Você produz um serviço/produto único, que ninguém faz igual, em nenhum lugar do mundo. Além disso, claro, seu produto é muito útil para seus consumidores (não adianta ser único e não ser útil). Por isso, seus clientes não têm outra opção a não ser comprar de você. Então, você realmente não precisa de treinamento de vendas. Seu faturamento já está garantido. Agora, se você não for o único, se tiver apenas mais um produto/serviço igual ao seu – ou que pode substituir o seu -, cuidado! Essa outra empresa pode não estar lendo esse artigo e já estar investindo em treinamento de vendas. E, se ele fizer isso, vai vender mais que você.

5. O PRODUTO SE VENDE SOZINHO

Você certamente já deve ter escutado essa famosa frase: “Este produto se vende sozinho”. Mesmo que eu nunca tenha visto um produto pular da prateleira e cair na sacola do cliente, ou um serviço fazer o contrato se autoassinar, há quem diga que isso existe. Talvez esse é o caso do seu produto/serviço.  Mas se as vendas do do seu produto/serviço não acontecem de forma mágina você precisa repensar sua estratégia de investimento. O investimento maior não precisa ser apenas no que você vende. Pense que além de ter um produto/serviço de alta qualidade, você precisa de um vendedor tão qualificado quanto para vendê-lo. Caso contrário, toda a qualidade do seu produto/serviço irá pelo ralo, junto com a falta de qualidade do seu vendedor.

Resumindo, o treinamento de vendas NÃO é bom para quem não quer crescer, para quem quer ficar parado no lugar que está, para quem não tem concorrência ou para aqueles produtos “mágicos” que se vendem sozinhos.

Equipe_Tekoare___Diego_RochaSe esse é o seu caso, realmente, não vale a pena investir em treinamento.

Porém, se você quer crescer, quer conquistar seu lugar no mercado, quer ser líder do seu segmento e conquistar de verdade seus clientes, então, precisa – e deve – investir em treinamentos para sua equipe de vendas.

Pense nisso!

Diego Rocha

Quer saber mais sobre as vantagens dos treinamentos de vendas oferecidos pela Tekoare? Confira nos três artigos a seguir:

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